12.22.2009

Maçonaria celebra fim de um ciclo


É uma iniciativa extraordinária, até porque é o primeiro evento deste género. Acho que poderá ser realizada noutros pontos do País", disse Templum Petrus (pseudónimo), maçon responsável da Loja João Gonçalves Zarco da Grande Loja Legal de Portugal, presente na inauguração da Exposição de Arte Maçónica, que se realiza no Museu da República e Resistência, em Lisboa, até 15 de Janeiro.
"Escolhemos esta data porque no solstício de Inverno celebramos o fim de um ciclo e o início de outro. Tem o significado da morte, em que as coisas acabam, e o significado de uma nova vida que começa, e isto não é celebrado só pela Maçonaria", explicou ao CM o responsável. De acordo com Templum Petrus, a exposição é uma oportunidade "única por ser uma forma de dar a conhecer às pessoas que há muitos símbolos que as rodeiam que pertencem" à Ordem iniciática.
Presente no espaço também para esclarecer o público, Templum Petrus explicou que esta é "uma irmandade que se rege por valores como a fraternidade, o amor e a igualdade. A Maçonaria pretende que todos sigam princípios que os levem a viver em harmonia."
Para a Ordem, as pessoas são consideradas "pedra bruta" até encontrarem o caminho: "Combatemos o vício e as más práticas, trabalhando as virtudes. Não há pessoas más e boas, há é desequilíbrios", disse Templum Petrus ao CM, garantindo que a Maçonaria em Portugal tem espaço para todas as religiões.
A exposição pode ser vista todos os dias, das 10h00 às 18h00, com entrada gratuita.
Via Correio da Manha