9.16.2012

Grão-Mestre

Título de Grão-mestre é o mais alto grau em Ordens honoríficas ou de Mérito. Geralmente é atribuído ao Chefe de Estado ou a algum outro soberano do país aonde se instituiu a ordem.
O Grão-mestre é a máxima autoridade de uma ordem, tem poder quase absoluto, geralmente limitado no tempo por uma eleição entre os membros da ordem a que pertence
É usado para designar os líderes das Ordens de Cavalaria, maçonaria, ordens militares, ordens religiosas.
Na Maçonaria é utilizado para designar o mais alto representante de uma Potência, Grande Loja ou Obediência Maçônica. A expressão Grão-Mestre, é traduzida por maçons, como grande mestre, ou seja aquele que é responsável pela direção de uma potência maçónica estadual ou nacional. Potência tem seu significado como o conjunto de Lojas maçónicas de um mesmo rito de trabalho e de obediência ao mesmo Grande Oriente, o qual é administrado por um grão mestre e seu colégio que são as funções de governo maçónico, presidido pelo Grão-mestre. Na Maçonaria, o Grão-mestre não tem de ter uma religi ão, embora na Maconaria Regular que acredita na existência de um Princípio Superior que está na origem do mundo e da vida todas as referências ao divino são unidas no conceito de Grande Arquiteto do Universo, ou Grande Geómetra.
O título ainda é usado por mestres de Artes Marciais, geralmente os fundadores de alguma escola ou estilo marcial.
Adaptado de Wikipedia.