11.10.2010

Course on Masonic Philosophy and Masonic Basics

In Brazil a course on Freemasonry is organized covering very interesting topics. The title of the course is "Masonic Philosophy and Masonic Basics", goes along 18 months and covers 450 hours of class and is promoted by Colégio IVE.  Here the news in Brazilian local press.

Já estão abertas as inscrições para a Pós-Graduação "Lato Sensu" em Filosofia e Fundamentação Maçônica, que será realizada pelo IVE/Faculdades Integradas, por um corpo docente de mestres e doutores. Com duração de 18 meses e uma carga horária total de 450 horas/aulas, a instituição realiza a aula inaugural no dia 26 de novembro a partir das 19:30h. Vale destacar que, para os alunos que não apresentarem diploma de Graduação será expedido o certificado de aperfeiçoamento/qualificação.
Segundo a diretora acadêmica do IVE/Faculdades Integradas, Jussara Germano Pinheiro, a especialização contará com uma área de concentração e quatro linhas de pesquisas. "O aluno deverá optar por uma área de concentração e uma linha de pesquisa para desenvolver seu trabalho no decorrer dos 18 meses de duração do curso. A presente área pretende dialogar a cultura a partir do espaço social e político, com as Lojas e as potencias em busca de uma identidade, com coesão social dos saberes e fazeres maçônicos respeitando as especificidades de cada Loja Maçônica", informou.
O público alvo são maçons das seguintes obediências: Sereníssima Grandes Lojas, Grande Oriente do Estado e Grande Oriente do Brasil.
A especialização conta com as seguintes disciplinas: Administração Maçônica - Aspectos Gerais sobre Teologia e Filosofia - Historicidade Maçônica - Métodos de Apresentação de Trabalhos Maçônicos em Loja - Maçonaria Simbólica – Maçonaria Filosófica – Maçonaria e Religião – Ordens Paramaçônicas – Ritos Maçônicos – Métodos e Técnicas Pesquisas – Orientação Estrutural do Artigo Científico e Seminário de Conclusão de Curso.